Pontos para analisar antes de escolher o imóvel e a localização de sua lavanderia

31/10/2016
dicas para abrir uma lavanderia
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Em nosso último artigo, comentamos sobre três considerações importantes para abrir uma lavanderia, seja ela uma franquia ou particular. Falamos sobre analisar a melhor localização, o tamanho do imóvel e também a aquisição de um sistema para gerenciamento e administração, parte importante para os processos e organização das tarefas diárias.

O artigo nos abriu caminho para falar também de outros pontos importantes que devem ser analisados antes de escolher a localização ideal para abrir sua lavanderia. Muito relacionado ao artigo anterior, mas dessa vez vamos falar sobre detalhes específicos que não comentamos anteriormente.

Como em outras pautas que foram compartilhadas aqui em nosso blog, o planejamento antes de qualquer tomada de decisão deve ser prioritário, pois é a partir dele que podemos entender em que passo estamos para que então possamos tomar a melhor decisão.

Dessa forma, é bom ressaltar que até mesmo para a escolha da localização e imóvel para o estabelecimento (e isso vale independentemente se o seu negócio é ou não uma lavanderia), o planejamento, a análise de mercado, do público alvo, do bairro, do investimento, do capital disponível e tantos outros detalhes, deve ser feita logo de imediato e ao passar dos avanços de cada etapa, para que a sua idealização sobre o projeto esteja mesmo de acordo com o que está e irá acontecer.

É sempre importante estar de olho em todos os detalhes, até mesmo os que parecem ser superficiais, para que você não seja pego de surpresa como acontece em alguns casos.

Analisando o assunto abordado, separamos mais 3 pontos que você deve analisar antes de tomar a decisão de em qual imóvel investir para abrir uma lavanderia. Veja abaixo quais são eles.

Ótimo imóvel mas em local sem potencial de mercado

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É fato que encontrar um imóvel bem localizado, que seja bom e esteja de acordo com o seu negócio, não é nenhum pouco fácil, na maioria das vezes esses detalhes se desencontram e você pode acabar por escolher um imóvel ótimo, mas em uma localização não muito boa ou ao contrário, um imóvel mais ou menos em um ótima localização.

Em alguns casos e o que não podemos deixar acontecer, acabamos avaliando o imóvel e nos encantando por ele, apenas por suas características e nos  esquecemos de estudar o tamanho do mercado na localidade.

Agindo dessa forma, com o passar dos meses, você pode se deparar com um negócio que não evolui, que por mais estratégias comerciais e divulgações, continue com o mesmo número pequeno de clientes e que assim sua lavanderia fique estagnada.

Por isso a necessidade de um estudo mais detalhado, principalmente da localização, estudando os principais públicos que ali se encontram, lhe permitirão escolher um imóvel que case perfeitamente com a localização de sua lavanderia, onde o público esteja relacionado ao seu negócio e principalmente, precise comprar dos seus serviços.

Mudanças na região podem alterar o ponto comercial

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Dentro desse estudo que deve ser muito bem feito antes de qualquer atitude, analisar as futuras mudanças de uma região é outro detalhe que deve ser revisto.

Muitas vezes, lojistas mudam seus pontos por conta da mudança que a região dele sofrerá, mas nem sempre uma mudança vem para melhorar ou piorar, tudo deve ser analisado.

Por exemplo, supondo que você encontre um local na qual abrir sua lavanderia, o imóvel é ótimo para suas tarefas, a localização está em mudança e crescimento contínuo, tudo parece perfeito. Mas a questão é, essas mudanças que estão ocorrendo na região poderão afetar os seus negócios a médio ou longo prazo?

Com as possíveis mudanças no bairro, sua localização poderá sofrer alguma perda? Como no caso de ruas e avenidas que poderão ser fechadas e/ou terem mudanças de rotas, o crescimento de comércios poderá afastar seu público alvo atual? Seus clientes ainda terão a facilidade que possuem hoje para chegar até você?

Entrar em um bairro que parece, a primeiro momento, uma ótima opção por simplesmente estar vivenciando um crescimento ou mudança através de obras da prefeitura, por exemplo, não significa que não necessite ser estudado em médio e longo prazo. Afinal o que hoje parece ser uma ótima ideia superficialmente falando, pode necessitar de mudanças futuras, como localização, público alvo, entre outros pontos para se manter ativo sem grandes prejuízos.

O contrato de locação é de curta duração

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Imagine, você encontra um ótimo imóvel em uma ótima localização, preço atrativo, ótima visibilidade e mais do que depressa aluga sem pensar duas vezes, afinal era tudo o que realmente precisava.

Entre todos os pontos a serem considerados, existe somente um que não foi muito bem considerado, o tempo de vigência que nesse caso é de apenas dois anos.

Você consegue alugar, passam alguns meses para deixar a lavanderia totalmente pronta e reformada, compra todo o maquinário, contrata os funcionários e só  então consegue inaugurar a lavanderia. Aos poucos os clientes vão crescendo e o valor de faturamento vai aumentando da forma como esperava. Então faltando apenas 3 meses para o contrato de locação encerrar e infelizmente o dono do imóvel não deseja mais alugar, como ficaria todo o seu esforço?

Parece somente um detalhe, mas o tempo de vigência de um contrato de locação também deve ser analisado, já pensou passar por tudo como descrevemos acima e simplesmente perder o negócio porque o tempo de locação já chegou ao fim e o dono do imóvel não deseja mais alugá-lo?

Dois anos passam rápido demais quando estamos totalmente focados e buscando resultados, por isso até o tempo de contrato deve ser colocado no papel e analisado juntamente com os outros pontos de um planejamento.

A necessidade de ter o controle sobre tudo que se refere a sua lavanderia, ajudará com que as tomadas de decisão sejam certeiras e tragam resultados reais e positivos, e mesmo que nem todos sejam totalmente positivos, o planejamento lhe dará a opção de prever situações que poderão lhe apontar o melhor caminho a seguir.

Um planejamento estratégico deve ser sempre realizado ao início e decorrer de qualquer projeto, independente do tipo de negócio ao qual deseja iniciar.

                 

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