Como abrir uma franquia?

27/11/2017
Dicas de como abrir uma franquia
Home  »  Dicas   »   Como abrir uma franquia?

No artigo anterior falamos do porque abrir uma franquia, quais são as vantagens que um empreendedor tem ao optar por esse tipo de negócio. Caso não tenha visto ainda, convidamos a clicar aqui e conferir.

Para dar continuidade, trouxemos algumas dicas e passos que um empreendedor deve ter em mente após decidir abrir uma franquia, como o que deve fazer a partir dessa decisão.

É importante antes de mais nada, ter sempre em mente que mesmo que você goste muito de um determinado produto, não quer dizer que representá-lo como franquia vá ser um bom negócio, é necessário pesquisar bem e criar um equilíbrio entre a voz do coração e a razão, pois muitos se deixam levar pelo que gostam como clientes e não elas podem não ser as mesmas quando você passar a vender.

Estude as opções / mercados

Estude os mercados e as opções de franquia para investimento

Como dissemos acima, a maioria das vezes ir para um mercado de atuação somente por gostar dos produtos como clientes pode não ser tão interessante e lucrativo. É importante avaliar todas as opções e todos os mercados.

Quanto mais opções avaliar, melhor poderá decidir qual é a melhor, que tratá melhor retorno, que dará um melhor suporte, entre outros detalhes.

Nesse momento ir com muita sede ao pote não é o melhor caminho, por isso não tenha pressa, até porque o processo de compra pode ser um pouco demorado e por isso, é melhor otimizar seu tempo na busca de algo que vale realmente a pena.

Primeiro contato

Entre em contato com a franquadora

Após escolher a melhor opção para você, entre em contato com a franqueadora. Esse contato pode ser através de um cadastro (o que ocorre na maioria das vezes, onde a franqueadora irá avaliar seu perfil), ou marcando reuniões e telefonemas.

De qualquer forma não será assim de imediato, do tipo quero comprar sua franquia e pronto. A maioria das boas franqueadoras irão avaliar o seu perfil como empreendedor e isso é muito importante tanto para ela quanto para você. Por isso questione caso isso não ocorra.

Uma boa franqueadora não aceita qualquer um para o seu time, afinal ela busca que seu franqueado também siga o sucesso da marca e continue o legado e vender para qualquer pessoa, sem uma avaliação antes, pode “querer dizer” que essa marca não está tão interessada no seu sucesso quanto está no seu dinheiro.

Fique atento!

Visite outros franqueados

Visite os franqueados para dúvidas e sugestões

Após decidir por qual franquia e depois de entrar em contato, é importante que vá até algumas franquias da marca para ver como funciona o atendimento, conversar com outros franqueados, com clientes e ver como é a atuação na pratica.

Não fale somente com um, converse com o máximo que puder, procure por franquias próximas a região onde deseja abrir, tire dúvidas como capital de giro, como funciona o suporte da franqueadora, fornecedores, faturamento, etc. Quanto mais informações tiver melhor será seu poder de decisão.

Tire todas as suas dúvidas

Tire todas as suas dúvidas referentes a franquia

Enquanto estiver em processo de negociação, tire todas as dúvidas que tiver, de diversos âmbitos, para que saiba exatamente onde está colocando os pés.

Tire dúvidas quanto ao contrato, quando suas responsabilidades diante da marca, quanto às responsabilidades da franqueadora junto a você, como funciona o fornecimento de produtos, como funcionará caso a franquia não dê certo, como funciona caso queira vender a franquia… Enfim, todas as dúvidas pertinentes ao novo negócio.

Caso tenha alguma dificuldade nessa parte, você pode consultar uma orientação jurídica, conversando com um profissional ou mesmo tendo a consultoria deste, você poderá tirar todas as dúvidas, até aquelas referentes ao que não tem muito entendimento e que o profissional poderá ajudá-lo.

O importante é comprar a franquia sem dúvida alguma. Lembrando que uma boa franqueadora irá prestar treinamento para você e sua equipe, após poderá sempre contar com o suporte para demais dúvidas ou apoios.

Caso tenha mais dúvidas sobre o assunto, fique a vontade para conferir nossos artigos clicando aqui.

                 

Assine e seja notificado de todas as novas matérias e novidades!
  

fique conectado