6 dicas importantes para fidelizar seus clientes (nunca ignore a 6ª dica)

29/08/2016
dicas para tornar seu cliente fiel a sua empresa
Home  »  Dicas   »   6 dicas importantes para fidelizar seus clientes (nunca ignore a 6ª dica)

Dentro do mundo dos negócios o crescimento de sua empresa virá a partir de como você faz para fidelizar seus clientes, de qual atitude sua empresa toma para transformar o público alvo em clientes fiéis, que não só procurem sua empresa ou serviço quando sentirem a necessidade ou pelo preço, mas que também a recomende para seus familiares, amigos e conhecidos.

Quem não se recorda do vendedor da loja “Rei do iPhone”, uma loja localizada no centro de São Paulo que viralizou nas redes sociais  e na internet por ter sido indicada por uma simples atitude, a de ter sido sincero com seu cliente e que por apenas isso aumentou suas vendas em 90%.

Sei que pode parecer clichê, mas algumas coisas não precisam de muito para acontecer, o seu consumidor não quer nada mais do que um serviço de qualidade e uma empresa em que ele possa confiar, como aconteceu com o caso acima, onde um rapaz cansado e desconfiado de outras lojas estarem querendo apenas o seu dinheiro, enxergou a sinceridade em um vendedor que se prontificou em atendê-lo e a resolver o seu problema.

Então como posso fazer para que meu público se tornem clientes fiéis? Para responder sua pergunta, vamos compartilhar abaixo algumas dicas muito importantes que poderão ser colocadas em prática a partir de agora e lhe ajudarão nessa conquista.

1. Saiba quem é o seu cliente

dicas para tornar seu cliente fiel a sua empresa

Entender com quem está lidando, conhecer o perfil do seu cliente é o primeiro passo para que seus esforços sejam recompensados, pois como irá oferecer algo se o seu entendimento sobre o público é superficial?

Para conhecer o seu cliente é necessário que você monte um perfil, saiba qual é a idade média dele, qual sua classe social, no que costumam investir, como costumam se divertir, como costumam ser as negociações realizadas por ele, entre outros.

Montar uma “persona”, é o primeiro passo que deve tomar para ter muito mais do que uma ideia de como seu cliente é, mas para que você possa entendê-lo de fato.

Um caminho para isso é a partir do cadastro de seus clientes. Cuide para que os dados que serão registrados sejam mais do que apenas nome, documento e endereço, registre todas as negociações para que no momento de criar essa persona, possa interpretá-lo melhor.

Por isso mantenha esses dados sempre atualizados e estude muito bem o perfil de seus clientes.

2. Facilite seu relacionamento com o cliente

dicas para tornar seu cliente fiel a sua empresa

Hoje é possível estar próximo ao seu cliente de várias formas, as redes sociais são um exemplo. Você pode manter seus clientes por perto no momento de lazer deles e dessa forma reforçar sua presença e a marca de sua empresa.

Seja online ou off-line, para que o seu público se torne um cliente fiel é necessário investir tempo transformando os estudos de personas que citamos acima, em atitudes e ações que criem esse vinculo de parceria e presença.

Existem no mercado, ferramentas e sistemas que lhe permitem trabalhar o relacionamento com o seu cliente, levando a resultados mais assertivos e personalizados, o que irá lhe ajudar a manter o seu relacionamento com o público.

3. Quem são seus concorrentes e o que você faz para se destacar?

dicas para tornar seu cliente fiel a sua empresa

Qual é o foco que você dá para seus concorrentes? Você sabia que eles são parte importante no caminho pela busca de fidelizar seus clientes? Se manter atento aos seus concorrentes lhe permite evitar erros e até mesmo apontar o caminho certo.

É óbvio que é necessário estar em destaque, principalmente em um mundo onde a competitividade cresce cada dia mais e as pessoas tem cada vez mais acesso a informação. Por isso investir seu tempo em conhecer melhor seus concorrentes e buscar oferecer melhores serviços, melhores produtos, melhor atendimento do que ele é um caminho a seguir.

“O papel da concorrência é obrigar você a melhorar, a conservar a honestidade, a validar sua industria e a se proporcionar a resistência que você necessita.” –  Jay Levinson

O que você pode oferecer que o destacaria da concorrência? Não há necessidade de ser um serviço em si, mas sim como prestar esse serviço de forma única e que traga valor a sua empresa.

Hoje as pessoas não buscam somente por preços baixos ou por promoções, na verdade optar por esse caminho o tempo todo não lhe trará retorno algum. Com o acesso a informação, o perfil do consumidor mudou e muda o tempo todo, hoje eles buscam por marcas, serviços e produtos que os representem de fato, sua empresa faz isso? Sua empresa deixa claro seus valores de forma a se destacar entre os demais?

4. Seja uma empresa que realiza suas promessas

dicas para tornar seu cliente fiel a sua empresa

Levando em consideração a dica compartilhada anteriormente, sua empresa costuma realizar as promessas que faz? Esse é um dos caminhos para que se destaque e fidelize seus clientes.

Pense bem, com o acesso a informação, você acredita que as promessas que não são compridas ficarão somente dentro da empresa?

Estando ou não presente na internet, por exemplo, não evitará que falsas promessas cheguem ao público alvo sem muito esforço, o que afastará ainda mais os clientes, por isso atente em realizar tudo o que for prometido, sejam promoções, descontos, qualidade, pois mesmo que uma venda seja realizada a partir de uma falsa promessa, o mesmo não acontecerá duas vezes, então no final são sempre boas atitudes que contam para ajudar a conquistar a confiança do cliente.

5. Ofereça atendimento e ações diferenciadas para conquistá-los e mantê-los

dicas para tornar seu cliente fiel a sua empresa

Partindo da promessa de ser verdadeiro e sincero, realize ações diferenciadas do seu concorrente e que visam conquistar e fidelizar o cliente.

Por exemplo, se é a primeira vez que aquele cliente tem contato com sua empresa ou serviço, ofereça algo para que ele possa voltar. Se já é um cliente fiel que está sempre a procura de seus produtos, ofereça ações que o façam se sentir valorizado por sua empresa, dessa maneira não trocará seus serviços mesmo que encontre outro mais barato.

Procure ações que facilitem a entrega de seu serviços ou produtos, crie movimentos que transformem a forma como ele enxerga a sua empresa em relação as demais.

O que você pode oferecer de valor para aqueles que conheceram sua empresa agora e para aqueles que já são clientes fiéis?

Não deixe de dar “atenção” ao cliente que se tornou fiel, não “afrouxe” os laços criados somente por que parece que ele já o procura sempre que precisa, permita que cada visita, cada venda seja algo especial.

6. Veja as críticas como forma de melhorar e estar mais próximo

dicas para tornar seu cliente fiel a sua empresa

Citamos lá no início que estar mais próximo de seus clientes, lhe permitirá ganhar presença para sua empresa e marca, mas nem sempre devemos olhar somente para o lado positivo da questão.

Estar próximo não somente no momento em que o cliente fala bem sobre seus serviços, atendê-lo quando o mesmo não está satisfeito é ainda mais vantajoso, pois é possível mostrar ainda mais o valor que ele tem ao ter se tornado fiel a sua empresa.

Algumas empresas ou marcas simplesmente correm de opiniões dos consumidores, mas não entendem que seja ela boa ou ruim, será dessa forma que você poderá melhorar seus serviços ou produtos. É através do feedback do cliente que você saberá como é possível agradá-lo ainda mais a ponto de ser tornar um cliente fiel.

Podemos dizer que essa é a melhor e principal dica, por isso a deixamos para o final, pois é aqui que muitas empresas pecam.

“Seus consumidores mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.”
Bill Gates

Fidelizar o cliente é saber o que ele espera da sua empresa e dos seus serviços ou produtos e apontar o direcionamento para essas questões. Como você irá melhorar ou crescer a ponto de ter clientes fidelizados com sua marca, se nem ao mesmo sabe o que ele gostaria que você melhorasse?

Você acredita que essa atitude irá fidelizar ou afastar o cliente?

Vejamos, se simplesmente essa for a única atitude de seu concorrente, ouvir o feedback do público e oferecer melhorias, podemos dizer que você já esta perdendo tempo, dinheiro e qualquer outra coisa que venha investindo na sua empresa.

Foque em melhorar sempre, em atender o que o seu cliente espera de você, seja emocionalmente ou racionalmente falando, só assim poderá fidelizá-lo de verdade.

                 

Assine e seja notificado de todas as novas matérias e novidades!
  

fique conectado