3 considerações importantes para abrir uma lavanderia

05/10/2016
Dicas para abrir uma lavanderia
Home  »  Dicas   »   3 considerações importantes para abrir uma lavanderia

No momento de abrir um novo negócio, alguns pontos devem ser colocados em pauta para que nada seja feito precipitadamente, um deles por exemplo, é o local onde abrir uma lavanderia.

Decidir a escolha do ponto ideal é um dos temas mais difíceis, já que é necessário pensar se é possível optar por um espaço “nobre” do bairro ou cidade, ou por ser o início de negócio, economizar e preferir um local mais barato para primeiro se estabelecer.

Com tantas questões a serem estabelecidas, algumas perguntas ajudarão a escolher o melhor para o início do negócio. Por exemplo:

  • Qual o capital a ser investido?
  • A ideia é começar pequeno e ir crescendo com o tempo ou já nascer com um tamanho considerável? (existe capital para isso?)
  • Já há clientes potenciais para adquirir esse serviço?
  • Qual o portfólio de serviços prestados: apenas lavar, secar e passar ou haverá serviços de reparo das roupas?
  • Haverá coleta e entrega das encomendas?

As respostas a essas perguntas ajudarão a ter entendimento o bastante de como está a sua situação atual, qual é o propósito a princípio e para qual caminho levar suas decisões.

Melhor localização

melhor localização para abrir uma lavanderia

Diante de tantas opções, como entender a melhor localização para abrir uma lavanderia? Essa escolha envolve alguns estudos nos quais certas variáveis precisam ser consideradas.

Se colocarmos no papel, os melhores pontos comerciais normalmente custam mais para serem alugados ou comprados, encarecendo os custos e talvez dificultando a viabilidade econômica do negócio. Já os endereços mais econômicos não apresentam tanta visibilidade e não propiciam um fluxo grande de clientes potenciais.

Outro ponto é que em locais com alto potencial para abrir uma lavanderia, provavelmente terão ao seu redor outros concorrentes brigando pelo mesmo público. Já em locais mais econômicos essa briga pode ser menor, sem tantos concorrentes na mesma localização.

Entre esses e outros aspectos a serem levados em consideração, as variáveis de acordo com a sua atual situação e o que deseja realizar lhe permitirá encontrar a melhor resposta para essas e outras dúvidas.

Algumas dicas também o levarão a encontrar melhores respostas e caminhos para a localização de seu negócio. Separamos abaixo algumas dicas importantes que devem ser consideradas no momento da procura. São elas:

  • Proximidade dos clientes potenciais que existem onde há alta concentração de prédios e apartamentos ou condomínios de classe média;
  • Localização de fácil acesso;
  • Boa visibilidade do local comercial;
  • É recomendado garantir a locação do imóvel por um mínimo de 60 meses;
  • Disponibilidade de estacionamento para os clientes;
  • O local deve dispor de rede de esgoto;
  • Espaço interno atrativo e agradável.

E o tamanho do imóvel, também importa?

tamanho do imóvel para abrir uma lavanderia

Ter um espaço que esteja de acordo com as atividades que a sua lavanderia irá prestar também deve ser colocado em pauta, afinal não adianta nada encontrar uma ótima localização de acordo com as suas necessidades e de como espera começar, se o imóvel não está adequado em espaço para o número de funções e serviços que irá desempenhar.

Assim, outros pontos também devem ser analisados, como:

  • Espaço para o atendimento,
  • Espaço para a separação das roupas recebidas,
  • Espaço para as mesas de manchas e de passar roupas,
  • Área para as máquinas de lavar a água e a seco,
  • Espaço para centrífuga,
  • Área para cestos, cabideiros e embalagem para entrega.

Com a escolha de um espaço de acordo com as atividades que serão realizadas na lavanderia e a localização perfeita para dar início ao seu negócio, nós podemos partir para o próximo passo que também o ajudará a otimizar as tarefas do dia a dia e trazer melhores resultados.

Aquisição de um sistema para gerenciamento

abrir uma lavanderia comercial

A partir do momento em que o local e o imóvel foram escolhidos, adquirir um sistema para lavanderia que lhe ajude a otimizar as tarefas diárias como atividades relacionadas a recepção de peças, rotinas de caixa, cadastro de clientes, controle de entradas em domicílio, relatórios gerenciais, controle financeiro, atividades relacionadas ao marketing , entre outros, irá automatizar suas rotinas administrativas e de seus funcionários, auxiliando na entrega de melhores serviços para seus clientes, reforçando sua lavanderia diante dos concorrentes.

A tecnologia está aí para que possamos trazer melhorias para o desempenhar de nossas atividades dentro e fora da empresa, e optar por um sistema que lhe traga essa vantagem, facilitando questões que antes eram totalmente complicadas de administrar, é uma das escolhas que devem ser feitas logo no início do seu novo  negócio, tornando-se tão importante quanto os outros tópicos mencionados acima.

                 

Assine e seja notificado de todas as novas matérias e novidades!
  

fique conectado