Porque abrir uma franquia?

14/11/2017
abrir-uma-franquia
Home  »  Dicas   »   Porque abrir uma franquia?

É cada vez mais comum ouvir que pessoas de diversas idades vem se dedicando e abrindo seu próprio negócio. Com isso, muitos têm se inspirado a fazer o mesmo. Entre todas as opções, a ideia de abrir uma franquia também vem se destacando no mercado e alcançando pessoas de todo o País que resolvem fazer o mesmo.

Mais o que é melhor? Abrir uma empresa do zero ou abrir uma franquia?

Para ajudá-lo a entender qual é dos caminhos pode ser melhor para você, trouxemos abaixo algumas dicas importantes, confira!

O que é uma franquia?

Se você estiver se perguntando o que é uma franquia, podemos dizer que se trata de uma licença para utilizar de um negócio/marca já conhecida e prestigiada. Por exemplo: A Magazine Luiza é um franqueadora, ela cede por determinado investimento, seu nome e produtos para que você possa abrir uma loja da mesma marca na região em que desejar, como um novo negócio. A partir disso, a loja que você abrir será uma franquia.

Dessa forma, várias empresas já consolidadas no mercado, conseguem se expandir para vários estados e cidades, ao mesmo tempo que ajudam investidores a conquistarem o próprio negócio.

É importante saber também que atualmente, existem franquias em todos os tipos de mercados e diversos tipos de serviços, então caso tenha intenção de abrir um negócio em determinada área e quer saber se existe a possibilidade de obter uma franquia, pesquise bem e poderá encontrar.

Agora que você já compreendeu melhor sobre o que se trata uma franquia, vamos pontuar abaixo 3 pontos positivos que podem ajudá-lo a responder sua questão: Porque abrir uma franquia?!

abrir-uma-franquiaUm negócio que já existe

Um dos pontos positivos de se abrir uma franquia é que diferente de um novo negócio, onde você começa do zero, sem muitas certezas do que pode acontecer, uma franquia é meio caminho andado, se olharmos pela conquista de mercado.

Na maioria das vezes, uma empresa que opta por se tornar uma franqueadora, está caminhando bem, conquistando mercado e obtendo bons lucros, o que demonstra ser uma boa opção de investimento.

Abrindo uma franquia seu negocio já será conhecido, já terá um público que o consome e bastará que você se mantenha no caminho, para continuar conquistando novos clientes.

Alta probabilidade de dar certo

Como vimos acima, uma franquia tem grandes possibilidades de dar certo (mais probabilidades que um negócio novo no mercado).

Lógico que como qualquer investimento, é importante analisar bem o mercado, conhecer a franqueadora, seus números e tudo que você terá direito a partir do investimento, para se ter certeza se esse é um bom negócio. Mas tratando-se de uma marca bem posicionada no mercado e juntando serviços e atendimentos bem feitos, dificilmente o caminho dará errado.

Troca de experiências e suporte

abrir-uma-franquiaComo uma empresa que deseja continuar crescendo no mercado e que precisa que suas franquias passem a mesma imagem, uma franqueadora não irá simplesmente vender o negócio para você e deixá-lo a ver návios.

Geralmente uma franqueadora presta um suporte ao franqueado, permitem treinamentos e trocam experiências para que a sua franquia siga a mesma imagem que deve passar. Isso dificilmente será dado para você caso opte por abrir uma empresa por conta própria.

Então toda essa troca de experiência e suporte irá prepará-lo para o mercado tanto quanto irá ajudá-lo quando houver necessidade em determinados pontos.

Como dissemos antes, é importante avaliar bem todas as opções, conferir o mercado, as exigências e também todos os detalhes que serão incluídos no contrato para saber qual a melhor opção para investir.

Atualmente, segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o Brasil tem tido um bom mercado para as franquias, só no primeiro trimestre de 2017, elas tiveram um aumento de 9,4% comparado ao ano passado. Mas lógico que isso não quer dizer que você não irá colocar a mão na massa e trabalhar bastante para alcançar resultados.
Independente da marca, para que ela continue entregando bons resultados, é necessário esforço contínuo, então não pense que por se tratar de uma franquia o caminho será menos árduo. Se começar pensando assim, já começará errado.

A diferença entre um franquia e um novo negócio parte principalmente do fato de a franquia já ter passado pelos altos e baixos de uma empresa que esta começando do zero, mas isso não quer dizer que tudo já estará ganho.

Então qual será a melhor franquia para investir?

Talvez, nesse momento, a sua maior dúvida esteja sendo essa. Então para ajudá-lo ainda mais, convidamos você a conferir um artigo onde damos algumas dicas sobre como escolher, basta clicar aqui.

Esperamos que esse artigo tenham ajudado a sanar algumas de suas dúvidas. Em nosso blog, você poderá encontrar muitos outros conteúdos sobre o assunto.

                 

Assine e seja notificado de todas as novas matérias e novidades!
  

fique conectado