Qual o porte / estrutura exigida para abrir uma lavanderia residencial?

15/01/2018
Estrutura, porte para uma lavanderia doméstica
Home  »  Dicaslavanderias   »   Qual o porte / estrutura exigida para abrir uma lavanderia residencial?

Como já especificamos em outro artigo aqui no blog, existem diversos tipos de lavanderias e cada uma atende um mercado específico. Lavanderias residenciais ou domésticas atendem o público de perfil “pessoa física” e não tem a necessidade de ter um porte muito grande.

Ainda sim, existe um padrão de porte mínimo onde a lavanderia que atua especificamente com esse público, de acordo com o SEBRAE, deve ter no mínimo 100 m² distribuída em suas áreas para um melhor desempenho e atendimento junto ao cliente.

Em outros artigos já compartilhados por aqui, comentamos sobre algumas necessidades para uma lavanderia doméstica. São artigos que falam sobre os equipamentos, como encontrar um bom local para abrir a lavanderia, as diferenças entre lavanderias domésticas e industriais e outros assuntos que irão com toda certeza, ajudá-lo a abrir a sua lavanderia. Caso você não tenha lido ainda, veja abaixo:

Em nosso blog você poderá contar com muitos outros assuntos relacionados para retirar todas as suas dúvidas.

Quais são as áreas / setores de uma lavanderia?

Estrutura, porte para uma lavanderia domésticaDentro da lavanderia doméstica será necessário que você separe os locais e áreas para cada “setor” em específico, esses setores devem ser:

  • Recepção;
  • Separação e classificação de roupas recebidas;
  • Retirada de manchas;
  • Lavagem;
  • Secagem;
  • Passagem;
  • Separação;
  • Dobragem;
  • Tingimento e costura;
  • Depósito de material de limpeza (este deve estar em local diferenciado para que os produtos químicos registrados pela ANVISA fiquem isolados das outras áreas);
  • Área de armazenamento e expedição;
  • Escritório;
  • Banheiros;
  • Área para carga e descarga;
  • Estacionamento para clientes (diferencial).

Estes são os setores e áreas que você deve dividir dentro do espaço mínimo de 100 m², mas além disso uma boa disposição e organização entre os setores irá permitir melhor desenvolvimento de seus funcionários, por isso esta é também uma parte importante caso queira abrir uma lavanderia.

Disposição e organização da lavanderia doméstica

A disposição desses setores, assim como mencionamos acima, é importante que seja analisada de forma que facilite o manuseio das roupas, movimentação dos funcionários e o fluxo geral do trabalho, tornando a rotina no dia a dia mais eficiente e produtiva.

Faça um balanceamento junto de algum profissional especializado para que essa disposição seja a mais eficiente possível para o desenvolver das tarefas, ajudando a economizar tempo e dinheiro da sua empresa, além de ajudar a tornar o atendimento ao cliente mais valoroso.

Áreas como a de separação e classificação das roupas recebidas, retirada de manchas, lavagem, secagem, passagem, separação e dobragem, podem ser ótimas áreas para ficarem mais próximas, já que são parte de tarefas que virão umas após as outras.

Limpeza da Lavanderia Doméstica

É importante salientar que o ambiente deve ser mantido limpo sempre, que o espaço seja arejado, iluminado e livre de insetos e infiltrações.

Paredes internas, pisos e tetos devem ser sempre mantidos em ótimo estado de conservação, sendo revestido com materiais de fácil limpeza e higienização, afinal trata-se de uma lavanderia e passar ao cliente a ideia de limpeza é uma obrigação, caso contrário como um cliente confiaria suas roupas para lavar em uma lavanderia em que nem o local é limpo adequadamente?!

Fique atento a esses detalhes antes e após a inauguração de sua lavanderia.

Esperamos que com este artigo você possa ter tirado algumas de suas dúvidas em relação ao espaço e porte para abrir a sua lavanderia.

                 

Assine e seja notificado de todas as novas matérias e novidades!
  

fique conectado