O que precisa para abrir uma lavanderia?

31/01/2017
dicas para abrir uma lavanderia
Home  »  Dicaslavanderias   »   O que precisa para abrir uma lavanderia?

Com o início do ano sempre nos enchemos de esperança, sonhos e vontades de conquistar tudo que ainda está no papel, um desses sonhos é a vontade de ter o próprio negócio, caminhar com as próprias pernas e arriscar tudo para conquistar nossos sonhos, mas como começar?

Uma das dúvidas que sempre surgem é o que precisa, em primeiro momento, para abrir nossa própria lavanderia e seguir na realização diária de ter sua própria empresa.

Traçar metas e objetivos em primeiro momento é parte importante do processo, afinal você precisa saber quando pretende estar com a sua lavanderia aberta, quanto tem de capital para investir, quais informações a mais necessita sobre o mercado, imóveis e outros, para que ao passar do tempo você consiga conquistar passo a passo as metas que levantar e assim chegar ao objetivo final de abrir sua lavanderia.

Para ajudá-lo nesse primeiro momento, separamos abaixo algumas dicas importantes sobre o que você precisa para abrir uma lavanderia.

Entender o mercado de lavanderias

Para quem tem interesse de um dia ter a sua própria lavanderia, fornecendo serviços de qualidade e concorrendo da melhor forma no mercado, a primeira coisa que deve fazer é entender o mercado de atuação.

  •         Quem são meus concorrentes?
  •         Quem serão meus futuros clientes?
  •         Fornecerei serviços para pessoas jurídicas ou físicas? Ou os dois?
  •         Qual é o perfil das empresas e/ou pessoas físicas que virão na busca pelos meus serviços?
  •         Que serviços minha lavanderia irá oferecer?
  •         Qual é o melhor local para abrir minha lavanderia?
  •         Como trabalham os meus concorrentes?
  •         Quais são os pontos fortes e fracos dos meus concorrentes e onde posso me sobressair em relação a eles?

Essas são algumas perguntas que você deve responder para entender como funciona e funcionará o seu negócio.

Geralmente esse primeiro passo é feito logo no início, quando se tem a ideia de abrir uma empresa, seja ela o que for. Entender o mercado é o primeiro passo para saber se esse sonho será lucrativo, se terá chance de sucesso e se realmente é aquilo que imagina ser.

Mesmo que você já esteja para investir no novo negócio e não tenha feito esse estudo antes, pare, respire, análise, não se desespere e nem dê passos falsos, estude seu atual mercado para saber se está no caminho certo.

Ter capital para investir

Seja para investir em uma franquia ou para abrir a sua própria lavanderia, você precisará contar com um valor de

dicas para abrir uma lavanderia

Saiba qual o mínimo de investimento para abrir uma lavanderia.

investimento para começar.

Mesmo que no final das contas, somente você trabalhe nesse lavanderia, você precisará investir em máquinas, local para abrir a lavanderia, peças gráficas para trabalhar o marketing e a divulgação de seu negócio no bairro que escolher, entre outras coisas. Por isso a necessidade de um valor separado para o investimento.

Podemos dizer até mesmo que ter um capital pode acontecer antes de saber onde você deverá investir, afinal somente com ele poderá dar início ao projeto.

Assim, você pode reunir um valor a partir de economias, bônus, FGTS, venda de imóveis ou tantas outras situações, o importante é que você tenha algo para que possa começar.

O estudo que comentamos acima, lhe permitirá entender no que investir, como investir e também como economizar em seu investimento para que o seu dinheiro dure e conquiste mais.

Abrir uma empresa (ter o seu CNPJ)

Hoje é possível criar um CNPJ mesmo para um empresa pequena, basta saber se o tipo de empresa que deseja abrir se encaixa nas categorias de micro, pequena ou média empresa.

Para isso é necessário que você procure pela junta comercial de sua cidade ou por um escritório de contabilidade, que eles poderão auxiliá-lo no processo de abertura de sua lavanderia.

Variando de acordo com o tipo de público com que deseja trabalhar, você irá precisar de nota fiscal, alvará de funcionamento e outros processos para poder abrir sua empresa e assim atender seus clientes.

Localização para a sua lavanderia

Em outro artigo aqui em nosso blog, compartilhamos algumas dicas importantes para lhe auxiliar na busca pelo melhor local para abrir sua lavanderia.

No artigo comentamos sobre como encontrar um local com potencial de mercado, como não cair em ciladas no caso períodos de contratos de aluguel curtos que podem fazer com que você perca o novo negócio e a necessidade de avaliar o bairro em longo prazo para “prever” as possíveis mudanças que ele irá sofrer e se essas mudanças irão ajudá-lo ou não ao decorrer do tempo.

Para conferir nosso artigo sobre a melhor localização para abrir sua lavanderia, clique aqui.

Equipamentos para a lavanderia

equipamentos para lavanderias

Saiba quais equipamentos precisará investir para sua lavanderia.

Sabemos que uma lavanderia deve ter diversos equipamentos, como lavadoras, centrífugas, passadeiras, computadores e outros. Por isso é indispensável que você tenha o planejamento e pesquise tudo que irá precisar em questão de equipamentos, de acordo com os serviços que irá realizar.

Sabendo de tudo isso com antecedência, ficará mais fácil saber quanto deverá ter para o investimento nesses equipamentos e em quais empresas comprar, onde terá mais descontos, quais equipamentos e marcas irão trazer melhor retorno sobre o investimento com qualidade de produção e menores gastos de energia e tempo.

Tudo deve ser pensado, analisado e estudado para que você deixe sua lavanderia completa e oferecendo serviços de qualidade para a garantia de novos clientes.

Sistema de gerenciamento para administração da lavanderia

É óbvio que como uma empresa que desenvolve programas e softwares especiais para esse mercado, nós não poderíamos deixar de falar sobre os sistemas de gerenciamento que uma lavanderia deve ter para entregar melhores serviços e otimizar suas rotinas administrativas.

Uma lavanderia com um sistema administrativo, traz muito mais vantagens para seus clientes, pois funcionaliza seu atendimento e otimiza as rotinas de escritório, marketing e financeiro.

É fundamental ter a opção de contratar um sistema para lavanderias para o seu negócio, mesmo que esteja iniciando agora, pois as vantagens e otimizações que ele trará ao seu negócio irá permiti-lo crescer e se desenvolver com mais profissionalismo.

Em nosso blog temos dois artigos que o ajudarão a entender melhor o que um sistema de administração poderá fazer pelo sucesso de sua lavanderia. Para conferir basta clicar aqui para ver quais as vantagens de ter um sistema de gerenciamento e aqui para saber porque ter um sistema para sua lavanderia.

Pessoas capacitadas para formarem o time de funcionários

Seja a sua lavanderia uma empresa micro, de pequeno ou grande porte, é indispensável poder contar com pessoas capacitadas para executar algumas funções, como atendimento de cliente, execução das tarefas, financeiro, administrativo, entre outros.

dicas do que você precisa para abrir uma lavanderiaO crescimento de sua empresa dependerá muito de como é o atendimento dela diante de seus clientes. Será pela forma que os atende e presta seus serviços que eles irão voltar quando sentirem a necessidade de um serviço novamente, então é indispensável que você tenha pessoas responsáveis e capacitadas para atendê-los.

Quando uma empresa, mesmo que pequena, pode contar com outras pessoas para o desempenhar de suas tarefas, ela cresce de forma consciente e ainda ajuda a sociedade gerando empregos.

Mesmo que comece contando com a ajuda de uma única pessoa, você já terá a oportunidade de focar em outras situações para que o seu negócio continue crescendo, otimizando seu tempo. Afinal nós sabemos que ninguém cresce sozinho e que estar acompanhado de pessoas com a mesma inspiração que a sua, o ajudará a fazer tudo de maneira mais agradável.

Por isso pesquise no mercado, saiba que profissionais irá precisar contratar e faça as suas buscas, analisando muito bem os currículos e as personalidades.

Entre tudo que relacionamos acima para organizar e abrir sua lavanderia, outras coisas poderão aparecer pelo caminho, por isso acreditamos que o melhor que tem a fazer é avaliar tudo e procurar por profissionais inteirados sobre como abrir uma lavanderia para auxiliar você nesse projeto.

                 

Assine e seja notificado de todas as novas matérias e novidades!
  

fique conectado